terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Prefeitura de Juazeiro prevê concurso público com 1.847 vagas para servidores


A prefeitura de Juazeiro do Norte prevê concurso público com 1847 vagas para contratação de servidores municipais. A mensagem ao Legislativo Municipal deve ser entregue ainda nesta segunda-feira (11) para que os vereadores autorizem a realização do concurso.
O poder municipal espera que até o dia 1º de março as inscrições começem. As vagas serão destinadas para a contratação de servidores municipais, em diversos setores da administração. 
A Prefeitura divulgou que os cadastros reservas serão destinados para os profissionais dos níveis médio e superior. As áreas de Saúde e Educação vão absorver o maior número de servidores concursados.
Mensagem da Prefeitura
O Procurador Geral do Município, Micael François, explicou que a mensagem deverá ser lida na próxima terça-feira (12), e somente após avaliação e aprovação do Legislativo, seguindo todos os trâmites previstos, deverá iniciar o processo de inscrição ao concurso.

A prefeitura informou também que após uma avaliação feita em diversas áreas, foi possível ver a necessidade de novos profissionais para que ocorra um funcionamento de boa qualidade nos setores. 
O concurso sendo aprovado será realizado por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O edital será lançado com todos os cargos e datas a serem cumpridas para a seleção.

Ex-policial militar é condenado por atuar em grupo de extermínio no Ceará


Resultado de imagem para pistoleiro pe de pato
Um policial foi condenado a 15 anos de reclusão pelo assassinato de Rogério Candeias da Silva. Daimler da Silva Santiago é suspeito de integrar grupo de extermínio composto por oito policiais militares, entre os quais está Pedro Cláudio Duarte Pena (Cabo Pena). Conforme o Ministério Público do Ceará (MPCE), o grupo também teria participação do civil, Sílvio Pereira do Vale Silva, pistoleiro conhecido como "Pé de Pato".

O policial foi condenado pelo Conselho de Sentença da 5ª Vara do Tribunal do Júri, na última quinta-feira. 7. O julgamento começou na tarde da quarta-feira, 6 de fevereiro, e só terminou às 2h30min da madrugada de 7 de fevereiro.
Rogério Candeias da Silva foi assassinado em 21 de setembro de 2007.
Daimler foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) pelos crimes de homicídio consumado e tentado. O júri considerou ainda que o réu Daimler agiu de modo a dificultar ou impossibilitar a defesa da vítima.
O réu já havia sido submetido a um primeiro julgamento em 2012. No entanto, foi absorvido. O MPCE recorreu a decisão na Justiça, que determinou a realização de um segundo júri.
De acordo com o MPCE, á época do crime, o PM premeditou a ação, efetuou vários disparos de arma de fogo contra a vítima, que estava confinada e algemada dentro do porta-malas do veículo Clio.
Anteriormente o Ministério Público do Ceará (MPCE) havia informado que Daimler da Silva Santiago e Glaydston Gama Lopes foram condenados a 15 anos de prisão. No entanto, o órgão corrigiu a informação na tarde desta segunda-feira, 11, confirmando apenas a condenação de Daimler da Silva Santiago.

Primeiro Clássico-rei do ano terá torcida mista no Castelão


As duas maiores equipes do Estado vivem um momento excelente, com quatro competições na temporada e os dois de volta a Série A do Campeonato Brasileiro. A evolução passa diretamente pelo profissionalismo das duas gestões que têm trabalhado em conjunto, como por exemplo, patrocínios em comum e a gestão compartilhada do Castelão.
A integração das torcidas é mais uma prova evidente que Vovô e Tricolor querem estreitar essa parceria. Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), falou sobre a proposta dos clubes. "Já houve experiências anteriores e sempre deu certo. O Futebol cearense sempre dando exemplo aos demais. Iremos conversar com o Ceará, Fortaleza e os órgãos de segurança para montar um plano de ação seguro e sem problemas no dia do evento".
O presidente do Ceará reforçou que será um momento importante. "É uma iniciativa nova e que precisava desse primeiro passo. Famílias que não tem a mesma opção de time, terão a oportunidade ver o clássico juntas e por isso esperamos realizar uma bonita festa oferecendo a todos segurança e comodidade para celebrar esse rivalidade centenária nesse momento importante", disse Robinson de Castro.
"Há a ideia por parte dos dois clubes de fazer esse setor e acredito que vá se concretizar. A ideia é que desde a chegada no estádio essas pessoas possam já entrar juntas, e que seja justamente onde havia a separação das torcidas. Então queremos ter um espaço preenchido por pessoas que não tenham problema em assistir o jogo juntos. Não será no Setor Premium. Vamos ver os detalhes operacionais para que seja uma experiência positiva", disse Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.

Após cassação de prefeita, Cascavel terá eleições em março


Resultado de imagem para prefeita de cascavel
No próximo dia 17 de março, os cidadãos de Cascavel, a 69 km de Fortaleza, irão às urnas decidir quem será o novo prefeito. Por enquanto, o Executivo da cidade está sendo liderado interinamente por Sebastião Uchoa (PDT), presidente da Câmara dos Vereadores. De acordo com moradores da região, antes de entrar na política o parlamentar trabalhou como motorista da ex-prefeita Ivonete Pereira (PDT).

Ela e o vice, Waltemar Matias (PDT), tiveram a chapa eleitoral cassada. No último dia 28 de janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) negou recurso apresentado pela defesa de Ivonete e manteve a decisão da primeira instância.
A condenação que pesa contra ela e o companheiro de legenda por abuso do poder político envolve o período pré-eleitoral. Eles foram considerados culpados após suspeita de terem contratado número excessivo de servidores temporários e comissionados, além de estagiários admitidos por meios fraudulentos no ano eleitoral.
Também recai contra a chapa suposto repasse irregular de recursos públicos à Associação dos Universitários de Cascavel, favorecendo grupo de jovens que apoiavam o partido dela.
As denúncias ainda incluem liberação em quantidade desproporcional de benefícios previdenciários em 2016, ano da eleição. Por fim, Ivonete e Waltemar teriam usado ônibus escolares municipais irregularmente na campanha para divulgação da candidatura.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Gás de cozinha aumenta mais uma vez.
O consumidor começou a sentir o impacto do aumento no preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) anunciado pela Petrobras na última segunda-feira, 4. O custo do botijão de gás de cozinha de 13 kg nas refinarias saltou pouco mais de 1,03%. Mas, nas revendas pesquisadas pelo O POVO, em Fortaleza, a variação de preços chega a 14%, entre R$ 70 e R$ 80. Este último foi o valor mais observado nos locais visitados.
Era esperado que o item subisse de precificação na semana passada, mas O POVO observou, em diferentes revendas na Capital, que empresários seguraram os aumentos, às vezes, por terem estoque. O repasse total dos novos valores nos estabelecimentos se dará apenas hoje.

Operação ‘Vereda Sombria’ investiga esquema criminoso na Polícia Civil cearense


No Ceará, quando o agente de segurança é suspeito de ato incompatível com a função pública, como corrupção ou abuso no exercício da atividade, é submetido à apuração da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). Nos últimos quatro anos, o órgão abriu 334 procedimentos investigatórios contra delegados no Estado.

Uma das investigadas é Patrícia Bezerra, ex-titular da Delegacia de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD). No fim de 2017, ela viu seu nome envolvido na Operação ‘Vereda Sombria’, da Polícia Federal (PF), que revelou uma suposta organização criminosa na qual policiais civis extorquiam e torturavam criminosos em troca de valores e drogas. No último dia 28 de janeiro, a CGD abriu novo processo para apurar condutas da delegada.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019


Saída das tropas da Força Nacional surpreende governo do Estado


O governador Camilo Santana (PT) foi à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (5), para apresentar a mensagem governamental aos deputados estaduais e enumerou prioridades do primeiro ano do segundo Governo, como redução das desigualdades sociais, desenvolvimento econômico e combate à criminalidade. No entanto, o chefe do Executivo foi pego de surpresa ao receber informação de que o Ministério da Justiça e da Segurança Pública estaria retirando homens da Força Nacional do Estado.
A informação da saída dos agentes de segurança foi anunciada, na manhã de terça, em Brasília, pelo secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo. Segundo ele, a desmobilização da Força será "progressiva".
"O governador nos informou que as medidas tomadas - a convocação de militares da reserva, a suspensão temporária de férias e a autorização para horas-extra -, além do legado que estamos deixando no estado, permitirão ao estado manter a segurança com os próprios recursos", afirmou. No total, 420 agentes da Força Nacional de Segurança Pública estão atuando no Ceará desde o início da onda de ataques criminosos no Estado.
"Aqui no Ceará, não iremos permitir que cadeias sejam transformadas em escritórios do crime, de onde partem as ordens de comando, como acontece em todo o País. E trabalharemos, cada vez mais, para que bandidos não tenham mais as regalias que se acostumaram a ter", apontou o governador do Estado na mensagem governamental.
Durante pronunciamento, Camilo Santana ressaltou ainda que concluirá a Plataforma Ceará 2050, uma estratégia de desenvolvimento de longo prazo que definirá os rumos que futuros governos deverão percorrer, "visando alcançar um futuro que todos os cearenses anseiam, a partir de uma consistente governança compartilhada, que criará as bases para gerar valor para a sociedade do nosso querido Ceará".

Fortaleza encaminha retorno do meia Dodô para 2019

Dodô foi peça importante para o Fortaleza conquistar o título da Série B em 2018.
Um dos destaques do Fortaleza no ano passado está próximo de retornar ao clube para 2019. O meia Dodô, do Atlético-MG, tem negociação avançada com o Tricolor e poderá ser anunciado ainda nesta semana. O Fortaleza tem conversas adiantadas com Dodô, seus representantes e também com o Atlético-MG, clube que detém os direitos do meia.  Em contato com a reportagem, o diretor de Futebol do clube, Daniel de Paula Pessoa, admitiu que Dodô é um nome de interesse.  Atleta do Atlético-MG, o meia entrou em campo em 35 dos 38 jogos na campanha campeã da Série B. E o interesse em mais uma temporada teria sido do próprio Rogério Ceni, já que foi um dos atletas mais utilizados pelo treinador do Leão. Dodô chegou em abril por empréstimo, após o começo de temporada defendendo o Botafogo-SP, onde disputou o Campeonato Paulista.

Gestão mais uma vez faz atrocidades com o dinheiro público em Quixadá


A Prefeitura Municipal de Quixadá, na atual gestão, abusam do poder e fazem licitações de altos valores em aquisição de combustíveis.Com o litro custando apenas 4,39, a licitação aumentou cerca de 0,23 centavos por cada litro levando a gastarem 280 mil a mais do que o valor cobrado de mercado.
A planilha com o orçamento do combustível feita pela Prefeitura de Quixadá prevê um gasto, incluindo óleo lubrificante e filtros, de mais de R$ 6,5 milhões. Entretanto, como os valores estão maiores do que os postos cobram, o gasto, apenas com combustível, poderia ser reduzido cerca de R$ 500 mil.
O que mais nos intriga ai é o fato que o próprio prefeito possui postos em Fortaleza em sociedade, e a pergunta é será que este combustível seria comprado na cidade com esta subfaturação de valores ou ia beneficiar em lucros e propina ao próprio prefeito? A questão é que o tempo de gestão esta próximo de terminar e o que puderem fazer para arrancar da máquina pública sem bater no exame do Ministério Público, eles vão fazer.

Agentes fazem cerimônia em homenagem às vítimas da barragem da Vale


Flores deixadas pelos agentes que ajudaram nas buscas por sobreviventes em Brumadinho - MG
Agentes que trabalham nas buscas em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fizeram uma cerimônia de homenagem às vítimas e famílias atingidas pelo rompimento da barragem de rejeito da Mina Córrego do Feijão. A celebração religiosa durou 15 minutos, na tarde deste sábado, 2.

O horário da cerimônia, após o meio-dia, foi escolhido por ter sido o mesmo em que ocorreu o desastre, há uma semana. Tanto é que naquele momento havia muitos empregados almoçando no refeitório, local onde já foram encontrados vários corpos, segundo informações oficiais.
Pétalas de rosas foram jogadas por 10 helicópteros que sobrevoaram a área da tragédia. Muitas pessoas foram ao quartel do Corpo de Bombeiros doar flores para que as pétalas fossem usadas na homenagem. Outras optaram por deixar buquês nas áreas próximas ao desastre e na Central de Informações.
No momento em que ocorreu a tragédia, houve cânticos religiosos, orações e leitura da Bíblia. No local foi afixada uma cruz e hasteadas as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais.

Vereadores do interior encontram dificuldades durante mandato Descrédito junto à população, falta de estrutura para conduzir o mandat...