sábado, 27 de outubro de 2018

Incêndio florestal atinge serra de comunidade em Quixadá

Bombeiros combatem queimada na serra — Foto: Sabrina Carneiro/G1Incêndio de grandes proporções é registrado na Serra do Estevão, no Distrito de Dom Maurício, na cidade de Quixadá, desde essa quinta-feira, 25. O Esquadrão do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) foi acionado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) na quinta, junto ao Corpo de Bombeiros. A equipe busca controlar o fogo, que persiste no local, nesta sexta-feira, 26.  O coordenador do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), Leonardo Borralho, informou sobre a região afetada faz parte da unidade de conservação de proteção integral da Sema. “Essa área (o Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá) foi incendiada próximo da estrada e é de declividade e difícil combate. A previsão é de controlar o incêndio ainda hoje”, disse Borralho. A topografia do local é elevada e tem muito combustível pesado.
A extensão estimada é de cerca de 166,4 quilômetros quadrados. Desde o ponto inicial, o incêndio avançou cerca de três quilômetros, em direção ao Mosteiro de Santa Cruz, casa religiosa em que pode ser usada como hospedagem por aqueles que visitam Quixadá. De acordo com o chefe da brigada Prevfogo, Talys Anderson Oliveira, são vários focos isolados que dificulta o trabalho, pois a área é de difícil acesso. A equipe é composta por 15 brigadistas e 10 bombeiros para conter o incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereadores do interior encontram dificuldades durante mandato Descrédito junto à população, falta de estrutura para conduzir o mandat...